35ª e 36ª REUNIÕES DO BLOCO SOL NO CORAÇÃO

Reunião de Palestra, Timóteo, MG


            Em 25 de novembro e 16 de dezembro passados, realizamos as duas últimas atividades do Bloco Sol no Coração em 2018, um ano de muitos desafios e transformações. A primeira foi uma reunião regular e aconteceu, como sempre, na casa do casal Goro Ito e Elisa Maçako, no bairro Quitandinha em Timóteo. Além da participação dos três casais que dão sustentação à prática budista na cidade e de seus filhos, contamos com a gentil presença dos companheiros Yoshiko, Satoru e Sr. Kenji Inoue de Ipatinga.
            As reuniões de bloco neste formato pequeno são excepcionais pois compõem o ambiente ideal para o diálogo e a troca de experiências, tanto com respeito aos assuntos da vida secular quanto no tocante à prática da fé. Ser budista é sentir-se uno com seu meio e trabalhar em conjunto para o avanço de todos. Sempre que nos reunimos, reforçamos esse espírito.         
            Um motivo especial de alegria vem da participação dos filhos crianças e pré-adolescentes, que têm a oportunidade de seguir uma prática religiosa autêntica e libertadora, sem dogmas e imposições. Estas idades são especialmente sensíveis à qualidade das mensagens que recebem. Se são ensinadas a repetir como papagaios e a seguir preceitos que não entendem, terão sua capacidade criativa limitada, além de correrem o risco de se tornarem adultos preconceituosos e cheios de culpas. Sem mencionar a possibilidade de se rebelarem quando descobrirem que vinham seguindo algo que, ao invés de promover, limitava sua liberdade.
            A sabedoria budista é grandiosa e universal, devemos sempre estudar e buscar nos aprofundarmos na compreensão do Dharma. As limitações de nossa condição humana, submetida à temporalidade e ao inevitável ciclo de nascimento-crescimento-doença-morte ganham foros de eternidade quando elevamos nosso estado de vida e revelamos nossa verdadeira identidade, nosso eu permanente que perpassa passado, presente e futuro. Conquistar e manter essa suprema condição sem deixar de sermos o que somos é o que chamamos de estado de Buda.
            A reunião do mês de dezembro teve um caráter excepcional e festivo. Foi realizada com o conjunto da comunidade budista da região, que engloba praticantes de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga, Governador Valadares e outras localidades, além da participação de integrantes da BSGI de Belo Horizonte. Uma grande oportunidade para nos sentirmos em família, com o coração aberto e luminoso como o sol, pronto a iluminar a escuridão do sofrimento e da ignorância.

Reunião de encerramento do ano de 2018 no Grande Hotel em Ipatinga.






Comentários

Postagens mais visitadas

Translate