KAIKAN PARTICULAR NASCIMENTO




            Um evento de grande importância para o budismo no Vale do Aço ocorreu neste sábado 22 de novembro, com a reinauguração do Kaikan Nascimento, na casa do Sr. Adão Luiz e da Sra. Célia, no bairro Esperança, em Ipatinga.  


            O local é o resultado do empenho do casal Nascimento na construção da própria casa e na prática budista e tornou-se uma parte e um registro de ambos. Em uma residência construída em três níveis, o primeiro foi dedicado ao salão. Aberto inicialmente em maio de 1995, ele foi oficializado em novembro de 1999, tornando-se assim o primeiro Kaikan particular do estado de Minas Gerais e o centro das atividades budistas na região até a abertura do Kaikan “oficial” na Avenida Carlos Chagas em Ipatinga.  


            Imensa é a boa sorte de quem abre a própria casa para a difusão do Sutra do Lótus. Conforme consta do Sutra: “onde quer que alguém ensine o sutra do lótus, esta minha torre do tesouro surgirá diante dele.” A grande torre do tesouro que surge no décimo-segundo capítulo do Sutra do Lótus é o que está representado em nosso Gohonzon e também é o que incorporamos simbolicamente ao depositarmos fé no mesmo. De modo que a pessoa e o Gohonzon constituem uma mesma entidade. Na carta a Absu-bo, Nichiren  Daishonin afirma que “nos Últimos Dias da Lei, não há outra Torre do Tesouro além dos corpos dos homens e mulheres que abraçam o Sutra do Lótus. Logo, aqueles que recitam o Nam-Myoho-Renge-Kyo, não obstante a posição social, são em si o Buda Taho.”


            O Kaikan Esperança é um espaço amplo, agradável e convidativo. Como espaço externo, reflete o estado interno daqueles que o construíram e fornece uma medida de sua benevolência e generosidade.
©
Abrão Brito Lacerda
24 12 18

Comentários

Postagens mais visitadas

Translate