43ª Reunião do Bloco SOL NO CORAÇÃO

(Da esquerda para a direita: Rose, Eduardo, Dona Elisa, Thiago, Alberto, Jaqueline, Cauã, Goro Ito, Luiz Henrique, Ana Luiza, Sofia, Abrão)


          Neste domingo, 25/08/19, realizamos mais uma reunião de nosso querido bloco Sol no Coração, na vanguarda do Kossen Rufu, como gosta de colocar um de seus participantes.
          Reunindo praticantes de Timóteo, Coronel Fabriciano e Jaguaraçu, o bloco sempre se caracterizou por uma visão dinâmica e aberta do budismo, dando espaço à manifestação livre e democrática de todos, jovens como adultos.  Nossas reuniões são de troca de experiência e de estudos, todas elas centradas em um tema dos escritos de Nichiren Daishonin.
                  O tema de hoje foi esta passagem do escrito "Saldar as Dívidas de Gratidão":
"O tamanho das ondas depende da força do vento; a altura das chamas depende da quantidade de lenha que é adicionada ao fogo; o tamanho das flores de lótus depende do pântano em que cresce e o volume da chuva depende da força do dragão. Quanto mais profundas as raízes, mais fecundos são os ramos. Quanto mais distante a fonte, mais longa é a correnteza." (CND, vol. 1, p. 769)
                  Esta passagem, de grande beleza poética e força de expressão, é baseada na relação de causa e efeito entre dois fenômenos (duas coisas) - apenas fonte e correnteza são o mesmo (rio). Ela serve como metáfora de nossa fé e prática budistas, lembrando que o benefício (efeito) depende da intensidade de nossa fé/prática (causa).
               Causa e efeito, que são o fundamento de toda a existência, determinam-se mutuamente, muito além de uma relação mecânica e determinista. A ação de uma sobre a outra é concomitante e contínua, a todo momento podemos criar causas que transformem nossa vida. Para isso, basta seguir o caminho da prática, fé e estudo.    


Comentários

Postagens mais visitadas

Translate